Francisca Jorge e Matilde Jorge defrontam-se de novo na final do Nacional e já são campeãs de pares

Por José Morgado - Novembro 11, 2022

Os courts cobertos do complexo de ténis do Jamor recebem este sábado mais um episódio de uma rivalidade que promete marcar o ténis português nos próximos anos. Francisca Jorge, de 22 anos, e Matilde Jorge, de 18, vão reencontrar-se na final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto, reeditando os duelos de 2019 e 2021, ambos ganhos pela mana mais velha, que é a pentacampeã nacional em título.

Já com Matilde na final desde ontem (não jogou as meias-finais por lesão da rival), Francisca não quis ficar atrás e despachou em dois sets e menos de uma hora a jovem Angelina Voloshchuk, campeã nacional de sub-16, com apenas 15 anos, por 6-0 e 6-1.

Kika está agora a uma vitória de alcançar o hexacampeonato, feito que lhe permitiria tornar-se apenas na terceira jogadora da história a conquistar seis títulos consecutivos, atrás dos nove de Sofia Prazeres e dos 10 de Leonor Peralta.

Entretanto, Matilde e Francisca celebraram a quarta conquista do título de campeãs nacionais absolutas de pares lado a lado… sem jogarem a final. Primeiras cabeças de série, as vimaranenses tinham encontro agendado com Lena Couto e Maria Pinto, mas uma desistência da segunda, devido a uma lesão no pé esquerdo, impediu a realização da final. Francisca e Matilde só precisaram de ganhar um encontro para chegar ao título: tiver bye na primeira ronda e uma falta de comparência na segunda…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt