Francisca Jorge é campeã no Brasil e vai subir ao top 250

Por José Morgado - Dezembro 10, 2023
kika-jorge
Foto: Nelson Toledo/FotoJump

Francisca Jorge, heptacampeã nacional em título e desde há muito a melhor portuguesa no ranking WTA (atualmente é 266.ª), conquistou este domingo o primeiro título da sua temporada em singulares, quinto da sua carreira, ao sagrar-se campeã do ITF W25 de Mogi das Cruzes, evento brasileiro, disputado em terra batida, onde a vimaranense de 23 anos foi em busca de pontos importantes nesta reta final de ano.

A minhota, segunda cabeça-de-série do torneio, exibiu-se a grande nível ao longo de toda a semana e na final deste domingo não foi exceção, derrotando de forma arrasadora a lituana Justina Mikulskyte, número 259 do ranking WTA, por 6-1 e 6-1, em mais uma exibição a deixar claro o grande momento de forma de Kika nesta reta final do ano, em que arriscou ir para outro continente em busca de pontos.

Com este resultado, a melhor tenista portuguesa da atualidade vai estrear-se no top 250 da hierarquia WTA, que ainda não é suficiente para ir ao qualifying do Australian Open 2024, mas a deixa muito bem encaminhada para fazer a sua estreia nesses torneios — e também em eventos WTA, assim o deseje –, na próxima temporada! Uma presença em Melbourne ainda é possível se a portuguesa estiver em bom plano na próxima semana em mais um ITF brasileiro, um 60 mil dólares em Vacaria.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt