Francisca Jorge deixa fugir cinco match points e perde encontro louco em Leiria

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 2, 2022
Créditos: Sara Falcão/FPT

A cumprir a sua primeira semana dentro do top 300, Francisca Jorge (299.ª) esteve muito perto de garantir um lugar nas meias-finais do ITF de 25 mil dólares de Leiria. No entanto, a número um nacional deixou fugir cinco match points e caiu ao cabo de quase três horas num duelo com contornos surreais.

Diante de Eudice Wong Chong (306.ª), Kika perdeu por 0-6, 7-5 e 7-5, em 2h49, sendo que esteve firme no comando do encontro com 6-0 e 5-2 de vantagem. A 5-4, quando servia para fechar o encontro, teve um 40-0 na mão e ainda mais dois match points nas vantagens, mas não conseguiu aproveitar e acusou o desperdício pouco depois para ir a uma terceira partida.

Na hora das decisões, Francisca Jorge agarrou-se ao encontro já que, a partir do 1-1, houve nove (!) quebras de serviço consecutivas, sempre com a portuguesa a dar troco a Chong. No entanto, a 6-5, a tenista de Hong Kong já não voltou a ceder e carimbou mesmo o lugar nas meias-finais.

A Francisca Jorge resta a prova de pares, onde atua ao lado da irmã Matilde Jorge, sendo que entram ainda esta sexta-feira em ação nas meias-finais.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt