Francisca Jorge conquista sétimo título nacional seguido aos 23 anos

Por José Morgado - Novembro 11, 2023
jorgess

Francisca Jorge, de 23 anos, conquistou este sábado o seu sétimo título nacional consecutivo, ao vencer uma vez mais Absoluto que termina hoje no Jamor. A vimaranense, 272.ª colocada do ranking WTA, soma agora 27 vitórias seguidas na prova rainha da Federação Portuguesa e já só tem Leonor Peralta (13 troféus), Sofia Prazeres (9) e Angelica Plantier (8) à sua frente na galeria das maiores campeãs de sempre deste torneio no lado feminino…

Na final, disputada nos courts cobertos do complexo de ténis do Jamor, Kika derrotou a sua irmã mais nova, Matilde Jorge, 538.ª WTA, por 7-5 e 6-0, fechando a semana sem qualquer set perdido. Na véspera, recorde-se, as duas irmãs de Guimarães já haviam vencido o torneio na variante de pares pela quinta vez junta.

Para Francisca Jorge este é já o seu 14.º título nacional de seniores. Tem agora sete em singulares e outros sete em pares (cinco dos quais ao lado de Matilde). Tudo isto aos 23 anos.

“É um feito. É bom estar a escrever história e estou contente com a minha prestação. Tenho pena de como o encontro terminou, mas no geral estivemos bem. O primeiro set foi um dos melhores que jogámos uma contra a outra. Houve alguns erros dela na primeira bola porque ela sentiu um bocado o momento. Passou um pouco por aí. Eu também errei, mas geri minimamente bem”, confessou em declarações logo após o encontro, antes

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt