Francisca Jorge bate recorde e é a portuguesa com melhor ranking de pares na história

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 5, 2022
Créditos: Sara Falcão/FPT

Francisca Jorge nunca vai esquecer o dia 5 de dezembro de 2022. É que foi nesta data que a vimaranense, de 22 anos, se tornou na melhor portuguesa de sempre no ranking mundial de pares. Depois de conquistar, no Rio de Janeiro, o mais importante de 10 (!) títulos ITF em 2022 nesta variante, a número um nacional deu um salto na classificação, batendo o recorde de Maria João Koehler.

Kika ocupava o 151.º posto e saltou 14 posições, passando a estar no 137.º lugar da hierarquia mundial feminina de pares. Desta forma, superou o registo de Koehler, que foi 151.ª em 2012, isto depois de ter deixado para trás Frederica Piedade (158.ª), Sofia Prazeres (171.ª) e Neuza Silva (185.ª).

E mais recordes podem estar certamente a caminho na carreira de Francisca Jorge, que tem 17 títulos de pares na sua ainda curta carreira. Já só está a um de apanhar Neuza Silva e a dois da recordista Frederica Piedade, pelo que tudo indica que será só uma questão de tempo até assegurar também esses registos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt