Francisca Jorge atinge 13.ª final de 2022 e está a um passo do seu maior título

Por José Morgado - Dezembro 2, 2022
francisca-jorge

Francisca Jorge, campeã nacional e melhor tenista portuguesa no ranking WTA tanto em singulares, como em pares, qualificou-se esta quinta-feira para a sua 13.ª final da temporada no circuito internacional, ao apurar-se para o encontro decisivo do quadro de duplas do ITF W60 do Rio de Janeiro, no Brasil, onde vai em busca do maior título da sua vida. Kika tem apenas uma final desta categoria no seu palmarés, ao lado da irmã Matilde, e perdeu-a.

Ao lado da brasileira Ingrid Gamarra Martins, com quem defende o estatuto de segunda cabeça de série, a Francisca Jorge superou a norte-americana Jessie Aney e a colombiana Maria Fernanda Herazo Gonzalez (quartas pré-designadas) em duas partidas, por 7-6(2) e 6-0. Na final, vão defrontar as norte-americanas Anna Rogers e Christina Rosca, terceiras favoritas.

Para já, Kika tem garantida a subida ao top 150 WTA de pares pela primeira vez na vida e um título garantir-lhe-á mesmo o top 140.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt