Francisca Jorge arrasa em Guimarães rumo à maior final da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 15, 2024
francisca-jorge
FOTO: Beatriz Ruivo

Arriscamos dizer que Mariam Bolkvadze ainda não sabe muito bem o que lhe aconteceu. É que a tenista da Geórgia entrou no court para discutir as meias-finais do ITF W75 de Guimarães e de lá saiu num ápice à custa de uma exibição arrasadora de Francisca Jorge!

A portuguesa, número 208 do ranking WTA, gastou uns meros 57 minutos para despachar a 324.ª do Mundo e justificar o estatuto de segunda cabeça-de-série, com os parciais 6-0 e 6-1, que são bem demonstrativos do que se passou. Bolkvadze teve um único ponto para fechar jogos no primeiro set, enquanto na segunda partida entrou com um break… e nada mais fez a partir daí.

Leia também:

 

Assim, Kika apura-se para a maior final da sua carreira, ultrapassando o que havia feito no W60 de Oeiras em 2023. Na altura perdeu na final, pelo que persegue naturalmente o maior título individual da sua vida, sexto no total. Além disso, traz a carga especial de se jogar em Guimarães e também de poder trazer um novo melhor ranking consigo: para já, está a subir ao 185.º posto (já foi 184.ª) e pode saltar para o 178.º lugar.

Kika vai defrontar a norte-amricana Liv Hovde (286.ª) na final de domingo.

Nos pares, as irmãs Jorge falharam o 17.º título em comum muito por culpa do acerto das suas adversárias, Sophie Chang e Rasheda McAdoo. As norte-americanas não tremeram no momento decisivo e triunfaram por 7-6(6), 6-7(2) e 10-5, em mais de duas horas de confronto.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt