Francisca Jorge alcança (mais uma) grande vitória no Algarve e avança em Loulé

Por José Morgado - Outubro 19, 2022
francisca-jorge

Francisca Jorge, pentacampeã nacional absoluta e 321.ª do ranking WTA — tem subida garantida na próxima semana –, alcançou esta quarta-feira mais uma grande vitória para se qualificar para os oitavos-de-final do ITF W25 de Loulé, no Algarve, onde é agora a única portuguesa ainda em prova em singulares.

A vimaranense de 22 anos, que na semana passada foi às meias-finais na Quinta do Lago, derrotou na primeira ronda a mais cotada croata Lea Boskovic, 265.ª e quinta cabeça-de-série, por 7-6(3) e 6-4, num encontro resolvido em 2h06. A minhota vai defrontar na segunda ronda a egípica Sandra Samir (407.ª).

Jorge não andou longe de ter companhia portuguesa na segunda ronda, porque a jovem de apenas 15 anos Angelina Voloshchuk, de quem se espera muito nos próximos anos, esteve muito perto de somar o seu primeiro ponto WTA, mas acabou derrotada pela qualifier alemã Chantal Sauvant, número 591 WTA, por 6-4, 1-6 e 7-6(2), em 2h46. Matilde Jorge e Ana Filipa Santos também perderam na primeira ronda, mas em dois sets.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt