Fonseca não resiste a Machac e despede-se do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 27, 2025

Depois de ter chegado à terceira ronda tanto em Roland Garros como em Wimbledon, João Fonseca não conseguiu repetir o feito no US Open. É que o brasileiro de 19 anos, atual número 45 do ranking mundial, cedeu de forma clara diante de Tomas Machac (22.º ATP) na segunda eliminatória do Grand Slam nova-iorquino.

O carioca despediu-se de Flushing Meadows com os parciais 7-6(4), 6-2 e 6-3, em cerca de duas horas, num duelo em que o desfecho da primeira partida parece ter pesado muito na história do encontro. O equilíbrio foi a nota dominante e o único a beneficiar de um break point — simultaneamente um set point — foi mesmo João Fonseca. Só que Machac salvou-se nesse 4-5, forçou o tie-break e foi mais forte.

A partir daí, a história desenhou-se de forma mais evidente, com Machac a disparar no marcador. Ainda assim, Fonseca teve dois break points para devolver a quebra de serviço sofrida e não os aproveitou, ao passo que foi o primeiro a dispor de uma oportunidade para quebrar no terceiro. Só que a eficácia nesses momentos não existiu e Machac confirmou que fica à espera de Jakub Mensik ou Ugo Blanchet.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt