Fonseca faz balanço positivo: «Não me posso queixar do que estou a fazer no meu primeiro ano»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 29, 2025
fonseca

João Fonseca volta ao Court Central do Masters 1000 de Paris esta quarta-feira, desta feita para defrontar Karen Khachanov por uma vaga nos oitavos-de-final. O prodígio brasileiro de 19 anos teve de passar por Denis Shapovalov para manter o bom momento depois de ter sido campeão em Basileia.

“Foi uma grande experiência ser capaz de mudar tão rápido a mentalidade. Não é fácil ganhar uma primeira ronda poucos dias depois de sair campeão de um torneio. Estou muito orgulhoso e satisfeito pela maneira como geri mentalmente esta situação nova para mim”, começou por afirmar.

Fonseca olhou também para o que o espera no duelo com Karen Khachanov, campeão de Paris em 2018. “Sabe como ganhar um torneio desta envergadura, tem o ténis para bater qualquer um e uma grande experiência. Vai ser a primeira vez que o defronto, estou com muita vontade. Há uns anos sentia muito a pressão de jogar contra um público que puxava por mim, mas agora gosto de jogar com um estádio ruidoso e que me ajuda nos momentos bons e maus. Sei que onde quer que vá há espectadores brasileiros e desfruto muito deles”, acrescentou.

O brasileiro aproveitou ainda para fazer um balanço da sua primeira temporada no circuito ATP a tempo inteiro. “Foi determinante fazer um calendário bom este ano para preservar a minha frescura física e mental. Estou a desfrutar muito do circuito, não me posso queixar do que estou a fazer no meu primeiro ano a competir durante toda a temporada”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt