Fonseca campeão entra na história com registos de juventude impressionantes em Basileia

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 26, 2025
fonseca

João Fonseca viveu este domingo um momento histórico na sua curta e muito promissora carreira. O jovem brasileiro de 19 anos conquistou o ATP 500 de Basileia, ao bater Alejandro Davidovich Fokina na final, juntando o seu nome num livro de registos marcantes no que diz respeito à juventude.

É que o carioca é o segundo tenista mais jovem a vencer tanto o torneio helvético como uma prova do ATP 500 (série criada em 2009). No que diz respeito a Basileia, os 19 anos e 2 meses de Fonseca só são batidos por Jim Courier, que tinha 19 anos e 1 mês quando superou Stefan Edberg em 1989. Já em torneios de nível 500, o registo de Fonseca é superado por Carlos Alcaraz, que conquistou os títulos do Rio de Janeiro e de Barcelona em 2022, com 18 anos e 9 meses e 18 anos e 11 meses, respetivamente.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt