Fognini e o Big Three: «95% das pessoas preferem Federer»

Por José Morgado - Dezembro 17, 2024

Fabio Fognini, de 37 anos, partilhou geração com o Big Three do ténis mundial e numa altura em que já só Novak Djokovic se mantém em atividade, o italiano opinou sobre a marca que as três lendas deixam na modalidade.

“Estamos a falar de três mitos. Desportivamente falando e como fã de tênis, sou fã de Federer. Sem desrespeitar os outros dois, acho que se perguntarmos a 95% das pessoas, elas dirão que preferem Roger Federer. Foi uma delícia vê-lo jogar. Djokovic, por sua vez, quando está bem, rouba o tempo e não deixa o outro jogar. Rafa, o que dizer dele… aniquila os rivais física e psicologicamente. Quando o enfrentei, exceto em Monte Carlo, que acabei por vencer, não consegui ficar em pé, era sempre dessa forma. Quando nos cumprimentávamos na rede, eu estava ‘morto’, e no dia seguinte, muito exausto. Foi tremendo”, relembrou o italiano.

Fognini perdeu os 4 encontros que teve contra Roger Federer na carreira e venceu 4 de um total de 18 partidas contra Rafael Nadal; e contra Novak Djokovic também nunca venceu, com 8 derrotas no confronto direto.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com