Fisioterapeuta de Djokovic revela segredos do trabalho que tanto sucesso gera

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 15, 2022
djokovic-wimbledon-r2

Um dos aspetos chave do sucesso de Novak Djokovic é a fortaleza física que o sérvio consegue criar. Por trás disso está Ulises Badio, fisioterapeuta que trabalho com o número sete do Mundo desde 2017. Numa entrevista ao SPortal, o argentino detalhou o que é preciso para Nole atingir um sucesso tão grande.

“Como fisioterapeuta sempre tive vários objetivos desde criança e o meu sonho sempre foi trabalhar com o número um. Passaram os anos e finalmente, em 2017, Novak perguntou-me se me queria juntar à equipa. Convidou-me para ir a Roland Garros e desde aí estamos juntos”, começou por revelar.

E a fórmula do sucesso? Trabalho. Muito trabalho. “A responsabilidade que há sobre um jogador como o Novak é de 200%. Quando tratas um desportista de nível tão alto podes estar sempre perto de o lesionar. Deves conhecer ao detalhe a sua anatomia e a tua profissão. Neste caso foi importante estar aberto a uma filosofia mais alternativa e holística. Trabalhamos 24 horas por dia com ele, não posso estar simplesmente quatro horas, no seu treino, e vê-lo antes do encontro. Estou sempre com ele, até quando está sentado para ver a sua postura ou saber quanto água bebeu ou se falou ao telefone muito bem. Cada pormenor importa”, destacou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt