Finlândia surpreende campeões Canadá rumo às ‘meias’ da Davis

Por José Morgado - Novembro 21, 2023

A Finlândia deu esta terça-feira mais um passo numa caminhada absolutamente fantástica na edição de 2023 da Taça Davis e qualificou-se para as meias-finais do Campeonato do Mundo de seleções de ténis, cuja fase decisiva está a decorrer até domingo em Málaga, Espanha, pelo segundo ano consecutivo.

A formação escandinava derrotou nada mais, nada menos do que os campeões em título, o Canadá, num duelo que acabou decisivo apenas no encontro de pares, com um triunfo de Otto Virtanen e Harri Heliovaara diante de Vasek Pospisil e Alexis Galarneau, por 7-5 e 6-3. Antes disso, o finlandês Virtanen (que viveu o melhor dia da sua carreira!) e o canadiano Milos Raonic tinham vencido os seus encontros de singulares. Virtanen (171.º ATP) derrotou o Gabriel Diallo (139.º) por 6-4 e 7-5, ao passo que Raonic (318.º mas antigo top 3) superou Patrick Kaukovalta (782.º) por 6-3 e 7-5.

A Finlândia aguarda pelo vencedor do duelo dos ‘quartos’ entre Austrália e República Checa, agendado para esta quarta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt