Finlândia-Portugal: saiba como ver a histórica eliminatória da Davis

Por José Morgado - Fevereiro 2, 2024

É já esta sexta-feira que arranca a histórica eliminatória de qualificação para as Davis Cup Finals, com Portugal a viajar até a Turku, na Finlândia, em busca de um feito inédito: marcar presença entre as 16 melhores seleções do Mundo pela primeira vez. O confronto, condensado em dois dias como ‘manda’ o formato renovado desta prova, não deverá contar com transmissão televisiva no nosso país, a menos que algum canal de televisão consiga adquirir os direitos à última-hora.

A Sport TV, o canal português que (de longe) transmite mais horas de ténis ao longo do ano — detém os direitos de transmissão de Wimbledon, circuito ATP, United Cup e ainda uma parceria com a Federação Portuguesa de Ténis que assegura a transmissão para todo o país dos Challengers organizados em Portugal — é a ‘dona’ dos direitos das Davis Cup Finals e Billie Jean Cup Finals, mas não destas eliminatórias de qualificação (quer de uma prova, quer de outra), pelo que qualquer canal de televisão português poderia ter chegado a acordo com a Yle, canal estatal finlandês que é o host-broadcaster da eliminatória e que não terá chegado a acordo com nenhum, apesar dos esforços desenvolvidos pela Sport TV ao longo de todo o mês de janeiro…

A Sport TV transmitiu as últimas cinco eliminatórias de Portugal na Davis, quer como host-broadcaster, quer adquirindo direitos de transmissão, como aconteceu em setembro, quando a seleção nacional derrotou a Áustria nos arredores de Viena.

COMO ACOMPANHAR A ELIMINATÓRIA?

O duelo entre Finlândia e Portugal pode ser acompanhado através do site da Taça Davis, que disponibiliza três modelos distintos de aquisição dos circuitos de streaming. É possível comparar apenas o Finlândia-Portugal, pagar um pouco mais e assistir a todos os confrontos deste Playoff de qualificação ou mesmo assumir uma verba anual que permitirá seguir todos os encontros até à grande final, agendada para finais de novembro.

ADIRA A UM DOS PACOTES NESTE LINK

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com