Fils sobrevive a duelo louco em Lyon e alcança primeira final da carreira aos 18 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 26, 2023

Arthur Fils continua a sonhar acordado em Lyon. É que o jovem de 18 anos não pára de ganhar e esta sexta-feira fez-se valer de um ambiente incrível para ultrapassar um duelo louco com Brandon Nakashima. Aconteceu de tudo um pouco, mas o número 112 do ranking ATP, que agora já vai furar o top 90, acabou mesmo por resistir a quase três horas para se apurar para a primeira final ATP da carreira.

Fils levou a melhor diante do norte-americano com os parciais 7-5, 4-6 e 7-6(5), num encontro que teve uma ponta final eletrizante. O gaulês abriu uma vantagem de 4-2 e parecia lançado, mas Nakashima reagiu de imediato e restabeleceu a igualdade, numa altura em que Fils começou a sofrer com cãibras. Nem conseguia dobrar os joelhos, mas lá encontrou maneira de resistir e seguir na luta.

Pouco depois, a liderar por 6-5, teve um match point e… celebrou a conquista do encontro. Só que a bola de Nakashima não foi chamada fora pelo juiz de linha — terá sido um grito de alguém das bancadas –, pelo que o ponto foi dado ao norte-americano. Certo é que, no tie-break, Fils agigantou-se e confirmou o apuramento para a final à sua terceira tentativa em meias-finais.

Leia também:

 

Segue-se agora a luta pelo título com Francisco Cerundolo, argentino que esmagou o campeão Cameron Norrie, com os claros parciais 6-3 e 6-0.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt