Ferrero e Samu López revelam o plano para 2026 e explicam a chave da transformação de Alcaraz
Juan Carlos Ferrero e Samu López fizeram um balanço aprofundado da temporada histórica de Carlos Alcaraz, depois de ambos serem distinguidos pela ATP como Treinadores do Ano. A dupla, que juntou experiência e frescura com a chegada de López no início de 2025, foi decisiva para uma época de oito títulos, incluindo Roland Garros e US Open, 71 vitórias e o regresso ao número um mundial.
Ferrero destacou a naturalidade da integração do novo treinador: “Não tinha dúvidas de que o Samuel ia encaixar na filosofia de trabalho. Conhece-me há muitos anos e sabe o que quero para o Carlos”.López reforçou essa ligação antiga: “Foi tudo fácil. Conheço o Juan Carlos desde criança e vi o Carlos crescer. O ambiente de trabalho foi sempre natural”.
A dupla revelou o momento-chave da temporada, depois de Alcaraz perder confiança em Indian Wells e Miami. “Voltámos e tivemos uma conversa séria. Ele estava tocado”, explicou Ferrero. O título de Monte Carlo mudou tudo: “Não jogou brilhante, mas teve uma atitude de dez. A partir daí abriu-se uma porta enorme de confiança”.
Sobre o futuro, os dois técnicos foram claros. López sublinhou o grande desafio: “A missão é manter viva a ambição. Carlos nunca se irá acomodar”. Ferrero reforçou a ideia: “A motivação tem de crescer. O objetivo é conquistar coisas que só estão ao alcance de muito poucos”.
Ambos destacam ainda um Alcaraz mais maduro e comunicativo. “Percebeu como é importante expressar o que sente. A partir de Monte Carlo, falou muito mais connosco sobre medos, pressão e emoções”, revelou López.
Com bases sólidas e ambição renovada, Alcaraz entra em 2026 com o objetivo declarado: continuar a conquistar… e nunca se conformar.
Leia também:
- — Sinner e Alcaraz elogiam-se mutuamente: «Ele não tem fraquezas»
- — Jannik Sinner já prepara a nova época com olho no Australian Open 2026
- — Serena Williams reage aos rumores do regresso à competição: «Meu Deus, não vou voltar!»
