Ferrer: «Federer não precisa de treinar tanto quanto os outros»

Por José Morgado - Outubro 16, 2018

Prestes a retirar-se do ténis — no próximo mês de maio — David Ferrer, antigo top 5 mundial, contou em entrevista aquilo que admira mais num dos poucos jogadores que nunca conseguiu derrotar: Roger Federer. Para o espanhol, o suíço de 37 anos é diferente de todos os outros.

“É claro que nem todos os tenistas exigem o mesmo tipo de dedicação e intensidade em treino. Por exemplo o Federer tem muito mais facilidade e talento do que os outros. Não precisa de treinar tanto. O Nadal, pelo contrário, chegou onde chegou tento de treinar imenso, com alta intensidade em todas as fases da sua vida. Ambos têm sido uma inspiração para mim“, disparou o espanhol de 36 anos.

Ferrer acredita que pode terminar bem a carreira. “Estou focado nisso. Depois vou descansar durante uns meses e logo vejo o que faço depois, mas penso que será relacionado com o ténis…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt