Fernando Verdasco e as 90 razões que levaram Rafael Nadal ao tapete

Por admin - Janeiro 19, 2016

Noventa winners. Este é um número impressionante e especialmente raro no ténis, mas foi uma das principais causas para a derrota de Rafael Nadal na jornada desta terça-feira. Cada um daqueles 90 winners foi disparado por Fernando Verdasco, que em 2009 estaria a sair pela porte pequena depois de umas meias-finais épicas neste mesmo court. Desta vez o vencedor foi outro, e os parcias de 7-6(6), 4-6, 3-6, 7-6(4) e 6-2 também. Tudo isto em 4h45 e logo na primeira ronda do Open da Austrália

Esta era um dos principais encontros do dia e, portanto a espera foi grande. Desde cedo que Fernando Verdasco foi mostrando uma maior aptidão para arremessar winners em relação a Rafael Nadal, e a primeira partida foi uma prova disso. Nos dois sets seguintes, o menos cotado dos jogadores foi mais displicente e permitiu ao maiorquino, que nunca esteve ao seu melhor mas também nunca jogou a um nível baixo, destacar-se no marcador.

Foto: Getty

Foto: Getty

No tiebreak do quarto set, Verdasco voltou a mostrar que queria dominar o encontro e forçou um quinto set, onde, depois de estar a perder por 2-0, jogou o melhor ténis da sua carreira. O desfecho foi o melhor possível para Verdasco e o pior pesadelo para Nadal, que, depois de Wimbledon 2013, perde pela segunda vez na primeira ronda de um torneio do Grand Slam.

Estatísticas do fim do encontro.

Estatísticas do fim do encontro. Note-se como Rafael Nadal não disparou sequer metade dos winners do seu oponente

Esta é apenas a terceira vez em 18 encontros que Fernando Verdasco leva a melhor diante do seu amigo e compatriota. Na segunda ronda o número 45 mundial vai medir forças com Dudi Sela, que eliminou Benjamin Becker por 6-1, 6-3, 2-6 e 6-2.

Armada espanhola com resultados positivos nesta terça-feira

Os nuestros hermanos presentes em Melbourne Park tiveram muitas razões para sorrir na jornada de hoje a começar por David Ferrer. O oitavo cabeça-de-série demorou pouco mais de 90 minutos para eliminar Peter Gojowczyk por 6-4, 6-4 e 6-2, ficando a aguardar pelo vencedor do encontro entre Lleyton Hewitt e James Duckworth.

Feliciano Lopez também foi feliz diante de Dustin Evans, trucidando o britânico por 6-1, 6-0 e 6-4, e já Tommy Robredo teve de suar bem mais para se livrar de Malek Jaziri, batendo o tunisino ao fim de quase cinco horas e com o resultado de 7-5, 3-6, 4-6, 7-6(7) e 8-6, tendo salvo um match point pelo caminho. Marcel Granollers também venceu e o único derrotado até ao momento foi mesmo Daniel Gimeno-Traver, que caiu aos pés de Tim Smyczek em quatro partidas.