Federer volta a sofrer (muito) mas segue para os ‘quartos’ em Xangai

Por Nuno Chaves - Outubro 11, 2018
federer-basileia

Foi (outra vez) muito sofrido. Roger Federer, campeão em título, precisou de suar mas está apurado para os quartos de final do ATP 1000 de Xangai. O suíço voltou a apresentar-se muito irregular mas foi capaz de ultrapassar o espanhol Roberto Bautista Agut, com os parciais de 6-3, 2-6 e 6-4.

Depois dum primeiro set totalmente dominado pelo helvético de 37 anos, tudo parecia mostrar uma vitória tranquila, no entanto, o segundo parcial… foi o oposto. O suíço voltou a exibir-se a mau nível, perdeu seis dos últimos sete jogos do set, venceu apenas 47% pontos com o primeiro serviço e 0% (!) com o segundo.

A partida seguiu para um terceiro e decisivo set e verificaram-se melhorias. Bautista Agut continuava muito seguro mas Federer começava a mostrar sinais de poder discutir a vitória. O equilíbrio continuou até que no nono jogo do set, o campeoníssimo avançou para o break, que se revelou determinante.

Foi mais uma vitória arrancada a ferros, mas Federer continua em prova e, pela frente nos quartos de final, vai ter o nipónico Kei Nishikori.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.