Federer revela quando decidiu terminar a carreira… e o que vai fazer a seguir

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 21, 2022

Numa longa conferência de imprensa, Roger Federer não deixou nada por dizer em Londres, antes de entrar em ação na Laver Cup para colocar um ponto final na carreira. O antigo número um do Mundo explicou o que vai fazer a seguir e o momento em que decidiu fechar este capítulo.

PRÓXIMO PASSO

Vou sentar-me a ler tudo o que disseram sobre mim. Vou ver muita televisão e também vou passar tempo com a minha família. Vou de férias na próxima semana com a Mirka. Ser treinador? Ainda não sei. Não pensei nisso ainda. Logo se vê.

ENCRUZILHADA

Estava numa encruzilhada, mas não estava preparado nem disposto a arriscar tudo, já que o ténis é um desporto muito difícil para se recuperar. Tens de ser capaz de jogar encontros longos e consecutivos. Talvez a parte mais triste seja quando percebes que estás no fim, mas ignorei esse sentimento por um tempo. A parte bonita é que foi uma viagem incrível.

MOMENTO EM QUE TOMOU A DECISÃO

No início do verão, ao tentar ir um passo em frente nos treinos, vi que o joelho não estava bem de todo. Aceitei que não ia ser fácil e que era parte do processo, mas chegou um ponto em que percebi que não era possível. Que era o fim. Sempre disse que não ia forçar até ao limite. Não queria mais operações. No verão comecei a falar com a minha família e equipa onde é que ia ser o meu último encontro e como.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt