Federer: «Não poderia estar mais contente pelo Djokovic»

Por José Morgado - Junho 15, 2023

Roger Federer, campeão de 20 Grand Slams e retirado em setembro do ano passado, reagiu esta quinta-feira publicamente pela primeira vez ao novo recorde masculino de Majors de Novak Djokovic, alcançado em Roland Garros, com 23 troféus. O suíço acredita que o sérvio de 36 anos não ficará por aqui.

“É ótimo para a história do ténis termos alguém como o Novak Djokovic ainda a competir e a vencer. É incrível o que ele faz já não sendo jovem. Ele não é jovem e joga como um jovem, por isso as pessoas às vezes esquecem-se da idade dele. Acredito que ele ainda vai jogar ténis por muitos anos e continuar a ganhar muitos títulos. Eu não poderia estar mais contente por ele“, confessou durante um evento em Londres.

Federer lembra os tempos em que todos achavam que os 14 Slams de Pete Sampras eram inalcansáveis. “Quando entrei no circuito e o Sampras chegou aos 14 Slams todos diziam que era um recorde impossível de bater. Depois eu cheguei aos 15, 17, 20. Até que o Rafa chegou aos 22 e agora o Novak aos 23. É impressionante”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt