Federer: «Força mental nos break points? Ele serviu ao corpo e eu falhei»

Por José Morgado - Novembro 16, 2019
federer

Roger Federer, de 38 anos, foi eliminado este sábado nas meias-finais das ATP Finals para o grego Stefanos Tsitsipas, num encontro em que desperdiçou 11 dos 12 pontos de break de que dispôs. O suíço desvalorizou a ‘força mental’ do grego nesses momentos, lembrando que foi ele que esteve mal na maioria deles.

“É claro que ele salvou muitos break points, mas não creio que isso tenha muito a ver só com força mental. Ele é muito duro, fortíssimo nos pontos importantes, mas nos break points ele serviu ao corpo e eu falhei quase sempre. Não foi propriamente força mental”, disparou o helvético, que disse ainda não se lembrar da última vez que falhou dois smashes no mesmo jogo de serviço, como aconteceu no início deste encontro.

Federer lamentou fechar 2019 com uma derrota. “É o fim do ano, estou triste, mas sinto que dei tudo aquilo que tinha.”

O helvético segue agora para uma tour na América Latina, que arranca já na terça-feira no Chile.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com