Federer estreou-se no ranking ATP há 24 anos: sabe como era o top 10 na altura?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 22, 2021

Roger Federer está afastado dos courts nesta altura, devido a uma terceira intervenção ao joelho direito. No entanto, celebra-se hoje o 24.º aniversário de algo que acabou por mudar o curso da história do ténis mundial. É que foi precisamente neste dia, em 1997, que o campeoníssimo suíço se estreou no ranking ATP, na altura com entrada no 803.º posto da hierarquia mundial masculino.

O resto é história, com Federer a fixar-se como um dos melhores de sempre, mas como é que tudo estava na altura? Acompanhe-nos nesta viagem ao top 10 que se verificava a 22 de julho de 1997. O líder era Pete Sampras, na altura com 25 anos, enquanto Michael Chang surgia logo na 2.ª posição. Goran Ivanisevic fechava o pódio, enquanto Alex Corretja e Thomas Muster fechavam os cinco primeiros. Yegveny Kafelnikov (6.º), Sergi Bruguera (7.º), Thomas Enqvist (8.º), Marcelo Rios (9.º) e Carlos Moya (10.º) completavam um top 10 sem nenhum trintão.

Aliás, os tempos eram tão diferentes que o jogador com mais de 30 anos mais bem posicionado era Mark Woodforde, então com 31, no 49.º lugar, uma posição à frente de Christian Ruud, pai de Casper Ruud, com 24 anos. Passou uma vida e Federer continua a lutar para estar no circuito.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt