This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Federer estreou-se no ranking ATP há 24 anos: sabe como era o top 10 na altura?
Roger Federer está afastado dos courts nesta altura, devido a uma terceira intervenção ao joelho direito. No entanto, celebra-se hoje o 24.º aniversário de algo que acabou por mudar o curso da história do ténis mundial. É que foi precisamente neste dia, em 1997, que o campeoníssimo suíço se estreou no ranking ATP, na altura com entrada no 803.º posto da hierarquia mundial masculino.
O resto é história, com Federer a fixar-se como um dos melhores de sempre, mas como é que tudo estava na altura? Acompanhe-nos nesta viagem ao top 10 que se verificava a 22 de julho de 1997. O líder era Pete Sampras, na altura com 25 anos, enquanto Michael Chang surgia logo na 2.ª posição. Goran Ivanisevic fechava o pódio, enquanto Alex Corretja e Thomas Muster fechavam os cinco primeiros. Yegveny Kafelnikov (6.º), Sergi Bruguera (7.º), Thomas Enqvist (8.º), Marcelo Rios (9.º) e Carlos Moya (10.º) completavam um top 10 sem nenhum trintão.
Aliás, os tempos eram tão diferentes que o jogador com mais de 30 anos mais bem posicionado era Mark Woodforde, então com 31, no 49.º lugar, uma posição à frente de Christian Ruud, pai de Casper Ruud, com 24 anos. Passou uma vida e Federer continua a lutar para estar no circuito.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Roger Federer