Federer desperdiça match point e cai aos pés de um surpreendente Basilashvili

Por Nuno Chaves - Março 11, 2021
Foto: ATP Tour

Ponto final na campanha de volta ao circuito de Roger Federer. O número seis mundial lutou muito, mas não conseguiu encontrar soluções para derrubar Nikoloz Basilashvili (42.º ATP), que conseguiu uma impressionante reviravolta depois de subir de nível – e de que maneira – a partir do segundo parcial, salvando até um match point no terceiro. Desta forma, o suíço de 39 anos fica pelos quartos-de-final, enquanto o georgiano avança para as ‘meias’.

Basilashvili fechou com os parciais 3-6, 6-1 e 7-5, após 1h60 minutos de jogo, numa partida em que, apesar do bom nível, Federer se mostrou algo mais lento na sua movimentação, possivelmente, devido à exigência física do duelo com Daniel Evans. No fim, não foi mesmo suficiente para levar a melhor.

Depois de um primeiro set seguro (mesmo com os três break points salvos), Federer não conseguiu manter o nível no segundo parcial. O seu jogo de pés piorou consideravelmente e, por outro lado, Basilashvili começou a disparar winners de toda a parte. Acabou por não dar a mínima hipótese, cedendo apenas um jogo.

Na hora das decisões, o equilíbrio foi-se mantendo e a verdade é que até foi Federer quem ficou sob pressão primeiro, a salvar três pontos de break com 3-3 no marcador. O campeoníssimo suíço ainda teve um match point a 5-4, mas o georgiano resistiu para somar uma vitória muito especial, garantindo um lugar nas meias-finais, onde vai defrontar o norte-americano Taylor Fritz, que bateu Denis Shapovalov.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.