Faria alcança uns dos maiores ‘quartos’ da história do ténis português e persegue feito inédito

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 20, 2025
Crédito: Fotojump

Jaime Faria está a viver uma semana inesquecível no Rio de Janeiro. O português de 21 anos apurou-se para os quartos-de-final do Rio Open e já se juntou a uma lista muito restrita na história do ténis luso, tendo em conta que se tratam de uns dos ‘quartos’ mais importantes de sempre.

No topo da hierarquia continuam João Sousa Frederico Gil, cada um deles com quartos-de-final alcançados em provas Masters 1000. Gil foi o primeiro ao atingir essa fase em Monte-Carlo 2011, ao passo que Sousa sonhou em Madrid 2016. De resto, o vimaranense chegou por duas vezes aos ‘quartos’ em provas ATP 500 (Rio de Janeiro 2014 e Tóquio 2016), perdendo em ambas as ocasiões.

Quer isso dizer que Jaime Faria tem oportunidade de fazer história, uma vez que pode ser o primeiro a alcançar umas meias-finais acima de categoria 250. Pela frente terá o lucky loser argentino Camilo Ugo Carabelli.

MAIORES QUARTOS-DE-FINAL DO TÉNIS PORTUGUÊS

  • Monte-Carlo 2011 (Masters 1000) – Frederico Gil – perdeu com Andy Murray
  • Rio de Janeiro 2014 (ATP 500) – João Sousa – perdeu com Rafael Nadal
  • Madrid 2016 (Masters 1000) – João Sousa – perdeu com Rafael Nadal
  • Tóquio 2016 (ATP 500) – João Sousa – perdeu com David Goffin
  • Rio de Janeiro 2025 (ATP 500) – Jaime Faria – defronta Camilo Ugo Carabelli

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt