Ex-top 10 mundial afirma: «Nadal é uma fonte de inspiração para mim»
Janko Tipsarevic, atual 94.º classificado da hierarquia mundial, procura retomar a boa forma de 2012, época em que obteve a sua melhor posição no ranking ATP, conseguindo alcançar o 8.º lugar. Em 2013, ainda no topo do seu jogo, uma sequência de lesões afastou o jogador sérvio dos courts durante dois anos. Tipsarevic revelou ao diário Sportklub que Rafael Nadal tem sido uma inspiração e uma ajuda ao longo da sua carreira.
“O Rafael Nadal tem-me ajudado muito ao longo da minha carreira, tem sido uma inspiração. Lembro-me perfeitamente de o ver na meia-final do Open da Austrália de 2008, contra o Tsonga, e com 4-1 abaixo no terceiro set ganhou um ponto e gritou “Vamos!”, e olhou para o seu camarote acreditando que podia ganhar. Nenhuma derrota pode mudar essa atitude e dedicação dele”, afirmou o jogador sérvio.
Agora, com 32 anos, Tipsarevic procura reinventar o seu jogo, melhorando a sua forma e sendo competitivo desfrutando do jogo. O início de temporada foi positivo, conseguindo alcançar a vitória em dois torneios ATP Challenger Tour em Banguecoque, na Tailândia, referindo, ainda assim, que a confiança ainda não é a melhor.
“A confiança é uma arma de dois gumes no ténis. Ganhei dois Challenger no início do ano mas não tinha muita confiança nem joguei ao meu melhor nível, mas estava perfeito em termos físicos e isso foi a chave nos momentos apertados do jogo”, destacou Tipsarevic, sabendo que tem aspetos do seu jogo a melhorar.
Resta assim trabalhar e procurar a melhor forma, para que seja possível regressar aos maiores torneios do circuito ATP com boas exibições de forma consistente.