Ex-técnico de Federer: «As pessoas pensam que é tudo natural, mas ele treina muito»

Por José Morgado - Dezembro 10, 2020
federer-xangai

Paul Annacone, credenciado técnico norte-americano que trabalhou mais de três anos com Roger Federer, entre 2010 e 2013, concedeu entrevista ao podcast ‘Tennis with Accent’ e revelou que o segredo do sucesso do ex-pupilo natural da Basileia, na Suíça, era… trabalhar muito.

“O Roger aparecia todos os dias e ditava o ritmo nos treinos. As pessoas olham para este atleta com este estilo que apenas flutua em court e pensam simplesmente que tudo isto acontece naturalmente. Posso garantir que ele trabalhou uma quantidade inacreditável de tempo ao longo da sua vida. Ele repetiu tantas vezes os seus movimentos é que agora é mais fácil para ele recuperar um nível alto. Ele conhece bem seu corpo”, disse Annacone, que treinou igualmente Pete Sampras a atualmente trabalha com o também norte-americano Taylor Fritz.

Annacone falou ainda sobre a análise tática que fazia com Federer sobre cada encontro e cada adversário: “Essas conversas surgiam durante o jantar ao longo do ano. Depois falávamos sobre filosofias de jogo e coisas a fazer para criar diferentes maneiras de ter sucesso contra os diferentes tipos de jogadores. Em seguida tentávamos implementar essas estratégias nos treinos periodicamente ao longo do ano”.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.