Ex-líder de juniores inspira-se em Federer: «É uma pessoa incrível»

Por José Morgado - Dezembro 25, 2021

Shintaro Mochizuki, campeão júnior de Wimbledon em 2019 e antigo líder mundial do escalão, é um dos tenistas que procura ‘explodir’ no circuito profissional em 2022. O jovem japonês de 18 anos, que já está no top 400 mas longe do nível dos seus contemporâneos Carlos Alcaraz e Holger Rune, explica as razões pelas quais considera que ainda não está com os resultados dos seus antigos rivais de sub-18, assumindo ainda particular fascínio… por Roger Federer.

“Estou no momento certo para encontrar boas sensações e progredir. Quero começar a enfrentar os melhores. Sei que sou muito imaturo do ponto de vista físico, mas essas dificuldades obrigam-me a melhor o sentido tático e a minha atitude, de lutar por cada ponto. Federer é o meu ídolo. Já tive a chance de treinar com ele e impressiona-me o quão simpático é. É uma pessoa incrível”, assumiu.

mochizuki

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt