Ex-finalista Pavlyuchenkova segue conto de fadas e regressa aos ‘quartos’

Por José Morgado - Junho 4, 2023

PARIS. FRANÇA. Anastasia Pavlyuchenkova, finalista de Roland Garros em 2021 mas atualmente no 333.º posto do ranking WTA, aos 31 anos, depois de ter estado quase um ano de fora do circuito com uma lesão no joelho, é a primeira jogadora apurada para os quartos-de-final do segundo Grand Slam da temporada. É a oitava vez que atinge o top 8 de um Major e a terceira em Paris, palco do seu melhor resultado em torneios desta categoria.

Numa grande batalha que abriu a programação do Philippe Chatrier, Pavlyuchenkova derrotou a belga Elise Mertens, número 28 do Mundo e em busca dos quartos-de-final em Paris pela primeira vez, por 3-6, 7-6(3) e 6-3, em 3h09 e depois de sair de uma desvantagem de um break no segundo parcial. A russa lutou e foi mais forte fisicamente na reta final, impondo-se pelo terceiro encontro seguido a partir de set abaixo diante de uma top 30 mundial.

Nos ‘quartos’, Pavlyuchenkova aguarda agora pela vencedora do encontro entre a checa Karolina Muchova e a sua compatriota Elina Avaneyan.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt