ETERNO! Wawrinka brilha para vencer no Australian Open aos 40 anos

Por José Morgado - Janeiro 19, 2026
Wawrinka

Stan Wawrinka, de 40 anos e a competir pela última vez no Australian Open — vai retirar-se no final desta época –, regressou esta segunda-feira ao torneio que venceu em 2014 com uma excelente vitória rumo à segunda ronda.

O suíço, atual número 139 do ranking mundial e a jogar este torneio pelo 20.ª vez, levou a melhor sobre o sérvio Laslo Djere por 5-7, 6-3, 6-4 e 7-6(4), num duelo em que foi sempre superior e mesmo no primeiro set chegou a ter set point.

Marin Cilic, também ex-top 3 mundial e finalista da prova em 2018, também avançou para a segunda ronda, mas de maneira bem mais fácil. O croata de 37 anos começou por aplicar uma bicicleta e derrotou o alemão Daniel Altmaier por 6-0, 6-0 e 7-6(3).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com