Está confirmado: melhores do Mundo fazem quarentena em Adelaide e jogam exibição a 29 e 30

Por José Morgado - Janeiro 8, 2021
thiem-nadal-djokovic

A cidade de Adelaide, uma das mais apaixonadas por ténis na Austrália — foi lá que nasceu Lleyton Hewitt –, vai receber na segunda quinzena de janeiro alguns dos melhores jogadores do Mundo, que vão cumprir quarentena no sul da Austrália e não em Melbourne, como os restantes. A notícia foi confirmada por Craig Tiley, homem forte da Tennis Australia, que confirmou ainda dois dias com encontros de exibição na cidade.

“Vamos ter 50 pessoas a fazerem quarentena no sul da Austrália, em Adelaide, para aliviar um pouco Melbourne. Decidimos que o top 3 WTA e o top 3 ATP [juntamente com os tenistas que vão treinar com eles] vão fazer a quarentena em Adelaide. E no final do período de quarentena vamos ter dois dias com encontros de exibição em Adelaide [29 e 30] de janeiro, antes de rumarem a Melbourne para jogarem os torneios ATP e WTA”, confirmou em declarações ao Tennis Channel esta quinta-feira à noite.

Tiley não esconde a dificuldade que tem sido organizar o Australian Open em 2021. “Tem sido de loucos. Nunca passámos por nada assim na vida. Vamos trazer para a Austrália 1270 pessoas em 18 voos charter, que vão sair de sete países diferentes durante 48 horas. Depois os jogadores vão cumprir 14 dias de quarentena, em que só podem sair do quarto durante cinco horas por dia, antes daquilo que serão quatro semanas de competição: cinco torneios na semana antes (dois WTA 500, dois ATP 250 e a ATP Cup), o Australian Open e ainda mais dois WTA (250 durante a segunda semana do Australian Open e um 500 na semana seguinte, possivelmente em Brisbane).”

Organizar torneios em 2021 tem sido um problema… constante. “Todos os dias temos tido problemas novos. Há uns dias tivemos aquela questão do hotel, tivemos de procurar outras opções. Depois problemas com os voos. A nossa prioridade tem sido resolver os problemas que aparecem. Acordamos cedo, deitamo-nos tarde e tentamos resolver tudo. Estamos a fazer o melhor que conseguimos. Esperemos que as coisas corram bem.”

Tiley elogiou ainda o comportamento dos jogadores. “Os jogadores têm sido excelentes. Poucos desistiram, quase todos vêm e estão dispostos a voar para aqui e cumprirem a quarentena. Estamos a fazer o melhor por eles e eles reconhecem isso. Temos de lidar com todos os jogadores individualmente e isso é desafiante.”

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.