Equipa de Nadal ajuda João Sousa e Frederico Marques em 2016

Por admin - Novembro 7, 2015

Rafael Nadal, número seis do ranking mundial, vai entrar em cena na pré-temporada de João Sousa. O número um português e atual 34.º classificado da hierarquia ATP vai partilhar o court com o campeoníssimo espanhol durante uma semana, entre 13 e 20 de dezembro, bem como usará o seu ginásio e terá indicações do preparador físico Rafa Maymo e da nutricionista Gemma Bes.

“Tenho uma boa relação com o Toni Nadal e com o próprio Rafa. Falei com eles em Xangai e disse que gostava de fazer uma semana de treinos juntos. O Toni disse logo que sim. Vamos ter dois ou três dias para ganhar ritmo e outros a jogar ‘sets’. Disseram-me que me davam a chave do ginásio do Rafa e até cediam um carro para as nossas deslocações. Vamos alugar um apartamento e tentar que o [preparador físico] Carlos Costa se junte a nós”, começou por dizer o treinador Frederico Marques em entrevista ao jornal A Bola.

“É uma oportunidade fantástica, com um dos melhores jogadores da história. O João adorou a ideia, até porque ele e o Rafa dão-se bem, adoram ver o Real Madrid juntos e discutir futebol. Vou também tentar que o João fale com a nutricionista do Nadal. Existe uma possibilidade de começar a trabalhar com ela”, rematou o técnico português.

Mas Frederico Marques, conhecido pelas suas participações em provas de triatlo de grandes dimensões, tem já planeada a sua presença na Maratona das Areias, em abril, na qual terá de superar uma ultramaratona de 250 km. Leva consigo na mochila uma bússola, um canivete, nove litros de água/dia e comida. Tudo isto para sobreviver em pleno deserto do Saara.

“São 1400 pessoas e só sabemos que são 250 km, mas não se sabe como vão ser as etapas, além de que numa delas faremos 84 km à noite. Não há GPS ou relógio. Levo espelho, navalha, uma coisa para tirar o veneno, uma manta térmica e um sinal de SOS. Vou enfrentar o desconhecido entre 50 graus de dia e sete de noite”, admitiu Frederico, que já tem contado com a ajuda de Gemma Bes desde o US Open.

“É uma pessoa que me está a preparar e que me tem ajudado, através da comida, em coisas tão simples como o dormir. Comida, as vezes que acordo de noite, que vou à casa de banho, tudo é estudado ao pormenor, até se tenho pesadelos ou a cor da urina. Estou a descobrir um mundo e tento ajudar o João com isso”, complementou, sempre com o objetivo de apoiar Sousa em vários aspetos.

“Se está ansioso, digo para comer algas e tâmaras. O Rafa come imensas, aumenta a resistência, tal como bebemos as mesmas bebidas caseiras de limão, sal, açúcar mascavado”, reforçou Marques, nunca esquecendo que a prioridade é levar o pupilo bem longe nos torneios ATP 500, Masters 1000 e, também, nos Jogos Olímpicos de 2016.