ÉPICO! Nadal vence duelo incrível com Medvedev e alcança 19.º título do Grand Slam da carreira

Por Nuno Chaves - 9 Setembro, 2019

Rafa Nadal, número dois mundial, conquistou este domingo o Open dos Estados Unidos pela quarta vez na carreira, naquele que foi o seu 19.º título do Grand Slam e fica a apenas um do recorde de Roger Federer.

O espanhol, que na grande final enfrentou Daniil Medvedev (vinha de uma sequência de 11 vitórias consecutivas),  venceu um encontro simplesmente fenomenal com os parciais de 7-5, 6-3, 5-7, 4-6 e 6-4 após 4h50 minutos de jogo.

O encontro até podia ter ficado resolvido em três partidas: Nadal teve break de vantagem com 3-2 no terceiro parcial, mas Medvedev reagiu, agarrou-se a tudo o que conseguiu, salvou dois break points a 4-4 (um deles, Rafa atirou um smash de fundo do campo para a rede) e superiorizou-se na fase final, levando o duelo para um quarto set.

Quarto set que ficou marcado pelo equilíbrio, onde ambos os jogadores conseguiram manter os respetivos serviços, só que ao décimo jogo, o russo recuperou de 40-15 abaixo e fez um break que lhe valeu levar tudo para o quinto set.

Quando se pensava que Medvedev poderia partir em vantagem, Nadal voltou a mostrar o porquê de ser um dos melhores tenistas de sempre. Reergueu-se, aguentou toda a pressão de Medvedev, passou para a frente ao quinto jogo e manteve a vantagem até final, apesar de ter deixado fugir um 5-2 para 5-4 e de ter salvado um break point a servir para fazer 6-4.

Com este título, além de se aproximar do registo de Federer em Majors, Nadal fica também… mais perto de voltar à liderança do ranking mundial: o tenista de 33 anos fica com 9225 pontos, ou seja a praticamente 600 de Novak Djokovic que tem 9865. O Masters 1000 de Xangai pode marcar o regresso do espanhol ao topo.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.