ÉPICO. Borges salva match point e estreia-se em ‘oitavos’ de Masters 1000 após batalha de 3h08

Por José Morgado - Maio 12, 2024

Nuno Borges, número um português e 53.º colocado do ranking mundial, viveu este domingo de manhã mais um momento histórico para a sua carreira, ao apurar-se pela primeira vez para os oitavos-de-final de um ATP Masters 1000 em Roma, na capital de Itália. O maiato torna-se apenas no terceiro tenista nacional da história a chegar aos 16 melhores de um torneio desta categoria, depois de João Sousa e Fred Gil. Sousa foi o último a fazê-lo em Miami 2018. Tanto Gil como Sousa chegaram aos ‘quartos’ de um evento destes por uma vez…

O tenista português de 27 anos resistiu a mais uma batalha absolutamente épica diante do italiano Francesco Passaro, 240.º ATP e grande sensação da prova, por 4-6, 7-6(8) e 7-6(4), em 3h08 e depois de salvar um match point durante o tie-break do segundo set. Borges acabou por ser mais duro nos momentos importantes para se superiorizar e escrever mais uma bonita página numa época que tem sido de sonho.

Nuno estreou-se em ‘oitavos’ de Grand Slam no Australian Open, em ‘quartos’ de ATP em Los Cabos e agora no top 16 de um Masters 1000 em Roma, palco onde é o primeiro português a chegar a essa fase.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt