ENORME. João Sousa bate recorde pessoal de ases e supera nova batalha de 5 sets rumo à 3.ª ronda

Por José Morgado - Janeiro 17, 2019
joao-sousa-rio-open

João Sousa, número um português e 44.º colocado do ranking mundial, garantiu esta quinta-feira o regresso à terceira ronda do Australian Open — depois de 2015 e 2016 — ao alcançar mais uma grande vitória, numa tremenda batalha, com uma das suas melhores exibições de sempre num torneio do Grand Slam.

A servir como nunca e a bater na bola de maneira fabulosa, o vimaranense de 29 anos eliminou o veterano alemão Philipp Kohlschreiber, 32.º cabeça-de-série da prova, por 7-5, 4-6, 7-6(4), 5-7 e 6-4, numa batalha de mais de 4 horas e 25 minutos, que chegou a ser interrompida durante mais de 1h30 pela chuva que caiu em Melbourne, no final do terceiro set e depois mais umas quantas vezes (por menos tempo) na quinta partida. O português bateu o seu recorde pessoal de ases, que é agora… de 28!

Fortemente apoiado pelas bancadas do court 8, que contaram com muitos portugueses, João Sousa marcou duelo na terceira ronda com o japonês Kei Nishikori, oitavo favorito ao título, naquele que será o segundo duelo entre os dois. Sousa até ganhou o único, em Tóquio 2016, mas Nishikori teve de desistir a meio do primeiro set (quando até liderava) devido a lesão.

Para já, Sousa tem garantidos 90 pontos ATP, quase 150 mil euros e o regresso ao top 40 ATP, independentemente do que aconteça no sábado, frente ao japonês. E amanhã… é dia de segunda ronda de pares!

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.