Em jogo duro de cinco sets, Thiago Monteiro cai na estreia de Roland Garros para Hanfmann

Por Marcela Linhares - Maio 30, 2023
monteiro madrid5
Bruno Alencastro/Bola Amarela

Que dureza… Em grande batalha, Thiago Monteiro, número 98 da ATP, caiu na estreia de Roland Garros para Yannick Hanfmann – que ocupa o 65º posto do ranking. Com parciais de 6-3, 7-5, 6-7, 6-7 e 6-4  em partida que durou 4h56, o tenista alemão, que entrou na chave principal como lucky loser anotou assim a segunda vitória na temporada em cima do brasileiro. Na próxima rodada, Hanfmann terá Francisco Cerundolo como adversário.

Em primeiro set com apenas uma quebra, Hanfmann levou a melhor. Salvando três break points, o lucky loser aproveitou uma brecha no quarto game para sair na frente no placar. Anotando 6-3 em pouco mais de 40 minutos, o tenista alemão venceu 81% dos pontos com o primeiro serviço.

Mesmo sacando melhor na segunda parcial, Monteiro não conseguiu impedir que seu adversário novamente conseguisse uma quebra em seu serviço. Assim como no primeiro set, o segundo contou com apenas uma quebra no 11º game e, confirmando o saque na sequência, Hanfmann anotou 7-5 em 59 minutos e ampliou a vantagem na partida.

Mais uma vez pressionado no serviço, Monteiro viu o tenista alemão quebrar e sacar para o jogo na sequência. O lucky loser passou por um susto ao levar um tombo, mas logo se levantou e voltou à partida servindo em 15-30. No retorno, o número 65 até chegou a disparar um ace, mas o cearense, enfim, conseguiu devolver a quebra e deixou tudo igual em 5-5.

Sem mais quebras, o terceiro set foi definido no tie-break. Seguindo o equilíbrio do final da parcial, o game decisivo contou com cinco mini breaks nos sete primeiros pontos. Monteiro chegou a sair de 1 a 3, venceu três pontos seguidos, mas logo cedeu outro ponto e o tie-break voltou a ficar empatado em 4 a 4. Salvando match point em 5 a 6, o brasileiro virou a seu favor e teve o primeiro set point da partida e, aproveitando a oportunidade, conquistou a primeira parcial do jogo.

No quarto set, Monteiro foi o primeiro conseguir uma quebra no quinto game, mas não conseguiu sustentar a vantagem e perdeu o serviço na sequência pra ficar tudo igual em 3-3. Com os dois confirmando os games de saque, mais um set foi definido no tie-break. Muito firme, o cearense abriu 5-0 com facilidade. Com mais dois mini breaks pra cada lado, Thiago fechou em 7 a 2 e forçou o quinto set contra Hanfmann.

Muito firme no saque, seguindo o embalo e aproveitando baixa do alemão, Monteiro foi o primeiro a conquistar uma quebra e abrir 4-1 na parcial decisiva. Com uma bela curtinha, Hanfmann conseguiu devolver a quebra e, confirmando na sequência em game que salvou break point, deixou o placar igualado em 4-4.  No nono game, o brasileiro abriu 40-0 e, cometendo erros não forçados – incluindo dois smashes – viu o adversário levar quatro games seguidos e sacar pro jogo. Sem desperdiçar oportunidades, Hanfmann liquidou a partida e encerrou a participação do cearense no slam parisiense.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.