Gastão Elias só caiu ao 14.º match point nas meias-finais de Nápoles
Gastão Elias, número dois português e 122.º colocado ATP, foi eliminado este sábado nas meias-finais do Challenger de Nápoles, em Itália, ao cair num duelo épico diante do eslovaco Jozek Kovalik, número 172 ATP mas em grande forma esta temporada, por 6-1, 6-7(6) e 6-3, em 2h32.
Num encontro em que o jovem de Bratislava atuou quase em estado de graça durante o primeiro set e meio, servindo bem e penalizando cada bola mais curta de Elias, o português lutou muito e conseguiu ir buscar a segunda partida de forma incrível, salvando oito match points pelo caminho e virando de 4-5 0-40 e depois de 2-6 no tie-break.
No terceiro set, acabou por acontecer o inverso, com Elias a criar as oportunidades, mas a jogar menos bem em todos os pontos importantes, permitindo que o eslovaco fosse agarrando o ascendente até arrumar finalmente a questão, ainda que apenas no seu 14.º (!) match point.
Com esta derrota, Gastão Elias vê-se assim forçado a disputar a fase de qualificação em Roland Garros, já que ficará cerca de 10 lugares fora do quadro principal na lista que será divulgada na próxima terça-feira. Apesar de tudo, o jovem da Lourinhã vai reentrar no top 120 ATP.