EL PEQUE! Schwartzman salva 4 match points, lesiona-se mas vence Cuevas após 3h42 minutos

Por Nuno Chaves - Fevereiro 15, 2020

Diego Schwartzman, primeiro cabeça-de-série do ATP 250 de Buenos Aires, ultrapassou uma autêntica maratona para se qualificar para as meias-finais do torneio.

El Peque, atualmente no 14.º posto do ranking, derrotou o uruguaio Pablo Cuevas com os parciais de 5-7, 7-6(11) e 7-5, após umas longas 3h42minutos de jogo, mas ainda assim, o cenário da derrota até chegou a estar bem em cima da mesa.

É que durante o segundo set, mais concretamente no tie-break, Schwartzman foi obrigado a salvar quatro match points – dois dos quais no serviço de Cuevas – mas como já é hábito, voltou a mostrar que apesar da sua baixa altura, nunca se rende e, com o apoio do emotivo público que enchia o court central, conseguiu salvar e levar tudo para a negra.

No derradeiro parcial, a emoção voltou a tomar conta. Schwartzman esteve a vencer por 4-1 e quando parecia que era uma questão de tempo até vencer… Cuevas ressuscitou. Empatou o marcador a 4-4, teve break points para fazer o 5-4, El Peque sobreviveu, até que depois chegou… um momento de muito azar.

Quando Cuevas servia para fazer o 5-5, Schwartzman teve match point e durante esse ponto… lesionou-se.  Pediu assistência médica na zona da coxa, ficou visivelmente lesionado mas nunca desistiu. Fez o 6-5 – quase por milagre – e contra todas as previsões conseguiu mesmo ganhar um encontro que promete ficar para a história do torneio.

Na luta por um lugar na final da competição, o argentino defronta o vencedor do confronto entre Thiago Monteiro Pedro Sousa.

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.