Eduardo Ribeiro não resiste ao cabeça de chave 1 e cai nas semis do Challenger de Florianópolis

Por Bruno da Silva - Abril 22, 2023
dudu ribeiro challenger florianopolis
Luiz Candido/CBT

O brasileiro Eduardo Ribeiro (389º da ATP), que fez sua melhor semana no circuito na carreira, acabou eliminado nas semifinais do Challenger de Florianópolis neste sábado (22). O gaúcho perdeu por 2 a 0 para o chileno Tomás Barrios Vera, cabeça de chave 1 e número 149 do mundo, com parciais de 6-3 e 6-4, em 1h47. Este foi o segundo confronto entre os dois, e a segunda vitória de Barrios Vera.

Ribeiro esteve sob pressão no serviço em praticamente toda a partida, enfrentando no total 15 break points e perdendo o serviço quatro vezes. Barrios Vera abriu 5-0 no primeiro set e desperdiçou quatro set points depois disso, permitindo uma reação do brasileiro. Servindo para a parcial em 5-3, porém, o chileno fechou a porta e fez 1 a 0.

Na segunda parcial, Ribeiro venceu oito dos dez primeiros pontos e abriu 2-0, mas cedeu a quebra logo na sequência. Após confirmações de serviço seguidas, apesar de alguns break points cedidos, o brasileiro acabou perdendo o saque no nono game, o mais longo da partida, onde chegou a ter três game points. Barrios Vera confirmou o saque na sequência e fechou a partida.

Barrios Vera vai disputar sua oitava final em nível Challenger na carreira, a terceira em 2023. Ele aguarda na decisão o vencedor do confronto entre seu compatriota Alejandro Tabilo e o libanês Benjamin Hassan.

Já Ribeiro, apesar da eliminação, sai com motivos para comemorar. Com a campanha em Floripa, ele vai assumir sua melhor posição da carreira no ranking mundial, por volta do 335º lugar.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.