E depois de Nadal acabar a carreira? «Não sei se sou a pessoa ideal para ser treinador…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 20, 2022
nadal

O que é que Rafael Nadal vai fazer quando terminar a carreira? Pois bem, o espanhol até já tem uma academia, mas a verdade é que ele próprio não se vê como treinador no futuro. Ainda assim, admite que isso pode vir a mudar…

“Não sei se sou a pessoa ideal para ser treinador de algum tenista… Hoje em dia não penso nisso mas, como diz a expressão popular, nunca digas ‘desta água não beberei'”, confessou em declarações ao site do ATP Tour.

Por outro lado, ofereceu uma perspetiva interessante relativamente ao ténis em geral. “Para mim, o ténis não significa jogar bonito ou bater muito forte na bola. Alguns jogadores têm talento para atacar forte a bola, outros jogam sem falhar nenhuma, outros caracterizam por se movimentarem bem e outros por serem bons na rede. Todos estão unidos por algo: o objetivo final é ganhar. Ganha quem tem mais talento. Na academia tentamos potenciar as qualidades de cada tenista”, sublinhou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt