Draper faz o retrato do seu ténis: «No ano passado entrei numa pequena crise…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 3, 2025
draper

A viver uma temporada de plena afirmação ao mais alto nível, Jack Draper já tem a estreia no top 5 garantida nesta segunda-feira. O britânico vai à procura de dar esse salto com o título no Masters 1000 de Madrid, ao defrontar Casper Ruud na final, mas aproveitou para pintar um retrato do seu ténis, com declarações muito interessantes.

“Quando era mais jovem, estava sempre a lutar e a correr pelo court, não tinha tantas armas porque era muito pequeno. Estava sempre a jogar contra rapazes maiores porque ganhava muito. Enquanto crescia, as coisas foram difíceis. Cheguei a número 50 do Mundo a jogar no contra-ataque, a ser um jogador defensivo”, começou por afirmar.

E houve uma altura em que percebeu que algo tinha de mudar. “No ano passado entrei numa pequena crise, a pensar para onde é que o meu jogo estava a ir e o que devia mudar. Fiz algumas coisas e acabei no outro lado da balança, a bater na bola o mais forte que podia, a responder muito dentro do court, isso tudo. Mas realmente isso não funcionou”, acrescentou.

Eis que o equilíbrio foi atingido. “O mais importante era aprender que posso ser defensivo e fazer tudo o que fazia antes, mas atacar quando devo atacar. Acho que tenho um equilíbrio muito melhor agora. Como disse, construir esta maqueta não é fácil. Sou um tipo grande, mas não tenho o perfil de disparar bombas no serviço e winners de todo o lado. Posso fazer um pouco de tudo no court e acho que isso é o que diferencia os melhores jogadores”, finalizou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt