Domingues supera ex-top 30 mundial rumo aos ‘quartos’ em Alicante

Por José Morgado - Abril 4, 2019
Joao-Domingues3.jpg
Fernando Correia

João Domingues, número três português e 232.º colocado do ranking ATP, garantiu esta quinta-feira o seu melhor resultado da temporada, ao apurar-se para os quartos-de-final do Challenger de Alicante, em Espanha, para o qual entrou sem sequer ter estatuto de cabeça-de-série. Domingues junta-se a Pedro Sousa no top 8 da prova.

O oliveirense de 25 anos, que figurou durante cerca de um ano dentro do top 200 ATP mas estava sem ganhar encontros desde a fase de qualificação do Australian Open, já liderava por 7-6(2) e 3-0, com dois breaks de vantagem na segunda partida, quando o seu adversário checo Lukas Rosol, número 132 ATP e antigo top 30 mundial, optou por desistir. Rosol, de 33 anos, saltou para a ribalta quando eliminou Rafael Nadal, então número 1 mundial, em Wimbledon 2012.

Domingues vai defrontar nos quartos-de-final o vencedor do encontro entre o veterano e cotado espanhol Pablo Andujar e o mais jovem belga Arthur De Greef. Uma final cem por cento portuguesa ainda é possível.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com