Do 8 ao 80: Coric alcança feito que ninguém conseguiu nos últimos 29 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 22, 2022
coric-cincinnati

Borna Coric coroou uma semana muito especial ao conquistar em Cincinnati o seu primeiro Masters 1000 da carreira. Um feito que seria sempre marcante, mas que teve um peso ainda maior tendo em conta que o croata viveu um calvário com uma lesão no ombro direito. Foi assim que caiu para o número 152 do Mundo, ranking com o qual surpreendeu tudo e todos no Masters 1000 norte-americano.

Além de se ter tornado no campeão com pior ranking num torneio desta magnitude, Coric alcançou ainda mais alguns registos impressionantes. Por exemplo, tornou realidade algo que ninguém fez nos últimos 29 anos: vencer um título no circuito Challenger e depois arrebatar um Masters 1000 na mesma temporada. Coric sagrou-se campeão em Montechiarugolo-Parma e agora em Cincinnati, enquanto o sueco Mikael Pernfors fez a mesma façanha em 1993.

Por outro lado, nota curiosa para o facto de haver outros três tenistas que esta temporada conquistaram títulos no circuito secundário e que já fizeram a festa também ao mais alto nível. Falamos de Holger Rune, Francisco Cerundolo e Lorenzo Musetti.

Coric: «Nunca pensei que isto fosse acontecer, achei que ia perder na 1.ª ronda»

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt