Djokovic vive em Monte Carlo mas… pode ser impedido de lá jogar o Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 11, 2022
Tennis – ATP 1000 – Monte Carlo Masters – Monte-Carlo Country Club, Roquebrune-Cap-Martin, France – April 19, 2019 Serbia’s Novak Djokovic in action during his quarter final match against Russia’s Daniil Medvedev REUTERS/Eric Gaillard – RC112A667CB0

O facto de não estar vacinado contra a Covid-19 continua a perseguir Novak Djokovic e pode limitar o número um do Mundo em mais um torneio. A questão é que se trata de uma competição que acontece basicamente… em casa do sérvio. Não, não estamos a falar do torneio de Belgrado mas, sim, do Masters 1000 de Monte Carlo, onde Nole tem residência, como é publicamente conhecido.

Ora, nesta altura, as dúvidas mantêm-se relativamente ao que estará em vigor na altura em que o torneio se disputar no Monte Carlo Country Club, mas a verdade é que o diretor da prova veio deixar um recado bastante claro a Djokovic, garantindo que as orientações do governo francês vão ser sempre soberanas e que não haverá lugar a qualquer tipo de exceções.

“Se estiver a cumprir as regras de acordo as condições sanitárias do governo francês, nesse caso ficaremos encantados por recebê-lo. Mas tem de cumprir as regras. E que eu saiba, neste momento não está vacinado…”, afirmou Zeljko Franulovic.

Recorde-se que esta questão também se coloca já no mês de março, quando Djokovic tentar disputar os Masters 1000 de Indian Wells e Miami. Primeiro vem o torneio que se disputa na Califórnia, sendo que, nesta altura, os Estados Unidos apresentam regras claras: para um cidadão estrangeiro entrar, precisa de estar vacinado contra a Covid-19.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt