Djokovic vai perder a liderança do ranking para Nadal a 4 de novembro

Por José Morgado - Outubro 11, 2019
djokovic-nadal
Foto: Reuters

Mais de um ano depois, Novak Djokovic deixará de ser número um do Mundo. O sérvio de 32 anos perdeu esta sexta-feira nos quartos-de-final do ATP Masters 1000 de Xangai, na China, e com isso vai ‘baixar’ para os 9545 pontos no ranking mundial, apenas ligeiramente acima dos 9225 de Rafael Nadal, segundo classificado. Esta vantagem valerá a Djokovic a liderança do ranking durante mais algumas semanas, mas já é certo que o espanhol vá recuperá-la a 4 de novembro, depois do Masters 1000 de Paris.

É que nessa segunda-feira, Djokovic vai ver retirados do seu ranking 1600 pontos (1000 de Londres e 600 de Paris), ao passo que Nadal… não perde nenhum e até pode somar. Dessa forma, mesmo que Nadal perca na estreia em Paris (ou nem vá) e Djokovic seja campeão, o espanhol será sempre o novo líder.

Djokovic só teria chances matemáticas de segurar o número um antes das Finals se jogasse e ganhasse em Basileia ou Viena, mas tem agendado um encontro de exibição (milionário) no Cazaquistão.

Djokovic vai chegar a 4 de novembro com 274 semanas na frente do ranking ATP. O recordista Roger Federer tem 310. Pete Sampras está em segundo, com 286.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt