Djokovic surpreende e anuncia afastamento total da PTPA: «Os meus valores não estão alinhados»

Por Nuno Chaves - Janeiro 4, 2026

Novak Djokovic anunciou ao mundo que se vai afastar de forma permanente da PTPA, associação que criou em 2020 com Vasek Pospisil para dar um maior apoio aos jogadores e que criou diversas divergências com a ATP ao longo do tempo.

O tenista sérvio fez a comunicação nas redes sociais e garante que se decidiu afastar por já não concordar com a abordagem que a associação tem atualmente.

“Após uma reflexão cuidadosa, decidi afastar-me completamente da Associação de Jogadores Profissionais de Ténis (PTPA). Esta decisão surge na sequência de preocupações contínuas relacionadas com a transparência, a governação e a forma como a minha voz e imagem têm sido representadas”, começou por dizer, antes de ir mais a fundo na sua decisão.

“Tenho orgulho na visão que o Vasek e eu partilhámos ao fundar a PTPA, com o objectivo de dar aos jogadores uma voz mais forte e independente, no entanto, tornou-se claro que os meus valores e a minha abordagem já não estão alinhados com a direcção actual da organização”, explicou.

“Continuarei a concentrar-me no meu ténis, na minha família e em contribuir para o desporto de formas que reflitam os meus princípios e a minha integridade. Desejo o melhor aos jogadores e a todos os envolvidos no futuro, mas, para mim, este capítulo está agora encerrado”, concluiu.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.