Djokovic lembra a época batalha de 2012: «Espero que esta não demore seis horas»

Por José Morgado - Janeiro 25, 2019

Novak Djokovic e Rafael Nadal vão defrontar este domingo (8h30) pela 53.ª vez nas respetivas carreiras — um recorde mundial — mas apenas pela segunda na final do Australian, depois do épico embate de 2012. Nessa ocasião, o sérvio e o espanhol jogaram aquela que foi, muito provavelmente, a mais memorável batalha entre ambos, que se prolongou por 5h53, mantendo-se como o encontro mais longo da história da prova.

O sérvio, agora com 31 anos, deseja que um encontro de tais caraterísticas não se repita. “O Rafael Nadal está a jogar melhor do que nunca em piso rápido e eu também chego forte, depois de hoje ter feito um grande encontro. A final chega na altura certa para os dois. Vai ser um grande encontro e quem vai ver já sabe que ambos vamos dar tudo em campo. Deixar tudo. O Rafa é o maior rival da minha carreira e temos tido batalhas épicas, como aquela que jogámos aqui na final, em 2012. Esperemos que esta não seja tão longa. Eu espero que não demore seis horas.”

Ao todo, Djokovic comanda o confronto direto diante de Nadal por 27-25, mas em finais de Grand Slam o espanhol comanda por 4-3. Na Austrália, Nole venceu a única vez em que se defrontaram, precisamente na memorável final de 2012.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt