Djokovic ganhou um terço dos Grand Slams que disputou na vida

Por José Morgado - Setembro 11, 2023
djoko-t

Novak Djokovic, de 36 anos, conquistou este domingo o seu 24.º título de Grand Slam da sua carreira, que matematicamente lhe garante uma situação simbólica no que diz respeito às suas conquistas. É que Djokovic disputou o 72.º Major da carreira em Nova Iorque este ano, o que significa que, incrivelmente, o sérvio venceu exatamente um terço dos torneios de Grand Slam que disputou na vida: 24 em 72.

Essa estatística é ainda mais impressionante do que a outra que já estava consumada há alguns dias, que revela que Djokovic chegou à final de metade dos Grand Slams que jogou: 36 em 72. Só Bjorn Borg e Rod Laver têm melhor registo percentual mas jogaram muito menos Grand Slams na Era Open.

Números… que custam a crer.

Djokovic consolida estatuto de GOAT com quarto título no US Open

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt